"Ciência é conhecimento organizado. Sabedoria é vida organizada".

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Mini dicionário


UNIDADE II – Internet, Hipertexto e Hipermídia.
Atividade 2 – Cíntia P. Dib P. Silva

Mini Dicionário Web:

Hipertexto –  Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links.

Intertexto intertextualidade como sendo um "diálogo" entre textos. Esse diálogo pressupõe um universo cultural muito amplo e complexo, pois implica a identificação e o reconhecimento de remissões a obras ou a trechos mais ou menos conhecidos. Dependendo da situação, a intertextualidade tem funções diferentes que dependem dos textos/contextos em que ela é inserida.

Hipermídia – é a reunião de várias mídias num suporte computacional, suportado por sistemas eletrônicos de comunicação. O livro Texte, Hipertexte, Hipermedia, lançado originalmente em francês, faz alusões explícitas ao criador do Hipertexto e da Hipermídia e procura dar uma visão histórica dos fatos relacionados à invenção do conceito.

Portfolio – é uma coleção de todo o trabalho em andamento na organização relacionado com o alcance dos objetivos do negócio.

Blog – é um site cuja estrutura permite a atualização rápida a partir de acréscimos dos chamados artigos, ou "posts".

Wikipédia – é uma enciclopédia multilíngue online livre colaborativa, ou seja, escrita internacionalmente por várias pessoas comuns de diversas regiões do mundo, todas elas voluntárias.

Hiperlink – é uma referência num documento em hipertexto a outras partes deste documento ou a outro documento.


Link – Uma hiperligação, um liame, ou simplesmente uma ligação (também conhecida em português pelos correspondentes termos ingleses, hyperlink e link).


Webquest – (do inglês, demanda da Web) é uma metodologia de pesquisa orientada da Web, em que quase todos os recursos utilizados são provenientes da mesma.





Nenhum comentário:

Postar um comentário